Teresina, 26 de Abril de 2017

Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para desenvolvimento de software de gestão de convênios

10/03/2016 - 11h03
Convênios - Prodater e CGE

A Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado estão firmando uma parceria para o desenvolvimento de um software de gestão de convênios. A parceria envolve órgãos municipais, como a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e a Controladoria Geral do Município (CGM), e órgãos estaduais, como a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

De acordo com Luís Faustino, gerente de desenvolvimento da Prodater, a empresa é a responsável pelo desenvolvimento do software, que irá proporcionar ao município uma gestão eficiente dos contratos que são firmados com as instituições (físicas ou jurídicas), facilitando diretamente o processo de publicação dos dados no Portal da Transparência. “Para o município será um grande ganho, pois o software vai possibilitar o controle, a otimização do trabalho e a integração de todas as secretarias envolvidas, além dar total transparência às informações, sendo essa a grande vantagem, já que as informações serão disponibilizadas no Portal da Transparência”, disse.

Ainda segundo Faustino, para o Governo do Estado o ganho será a troca de um sistema antigo (de 2009) por um mais moderno, que vai atender as necessidades atuais dos órgãos, além de se adequar a uma obrigatoriedade regulamentada pela Lei Federal nº 13.019/2014. De acordo com a Lei o prazo para a implantação total do sistema é janeiro de 2017.

Geraldo Câncio, diretor da Prodater, informa que já aconteceram reuniões entre Prefeitura e Estado para discussão do Termo de Cooperação Técnica que está sendo elaborado para a implantação do sistema. “Estamos alinhando ideias e estratégias do Termo. Acredito que até a semana que vem estaremos com ele finalizado e, até o final de março, assinado”.

O novo sistema de gestão de convênios terá os módulos de cadastro das instituições conveniadas, homologação e habilitação destes cadastros, descrição do plano de trabalho (projeto) que será desenvolvido, cronograma financeiro, informações dos pagamentos e liquidações, prestação de contas e relatórios gerenciais necessários ao bom uso da ferramenta de gestão.