Teresina, 26 de Abril de 2017

Plataforma Teresina e-você é implantada e fomenta cidadania com a democratização da gestão pública

23/10/2015 - 18h10
evoce

Nesta sexta (23), às 19h, na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte, localizada na Avenida Boa Esperança, zona Norte da cidade, o lançamento da plataforma digital Teresina e-você desenvolvida pela PRODATER em parceria com as Secretarias da Juventude – SEMJUV e Secretaria de Planejamento – SEMPLAN.

O objetivo da plataforma é ampliar o diálogo com os cidadãos e estimular a participação cidadã dos jovens na elaboração e implantação de políticas públicas que visem a criação de uma cultura de paz.

“A Teresina e-você fomentará a cidadania ativa de jovens de 19 a 25 anos, residentes em Teresina. O primeiro desafio estimulará a juventude a contribuir com propostas e sugestões para a redução do consumo de drogas e a criação de uma cultura de paz em nossa capital”, explica Júlio César Filho, secretário municipal de Juventude.

Após o período de cadastro das propostas, uma comissão selecionará as 35 mais viáveis e as disponibilizará novamente na plataforma, para votação popular.

“Teresina avança na democratização da gestão pública”, afirmou o prefeito Firmino Filho ao presidir a solenidade de lançamento da plataforma digital Teresina e-voce.

Entre as lideranças políticas e comunitárias presentes estavam o deputado federal Assis Carvalho, o deputado estadual Georgiano Neto e o vereador Valdemir Virgino. Representantes de associações de moradores de praticamente todos os bairros da zona Norte também participaram do evento.

O prefeito Firmino Filho destacou a importância da parceria firmada pela Prefeitura com o Instituto Comunitas. A plataforma Teresina e-voce vai colher sugestões da comunidade para a execução de projetos na região de abrangência do Programa Lagoas do Norte. Nessa primeira etapa a plataforma quer saber o que pode ser feito para reduzir a violência na região.
O deputado Georgiano Neto parabenizou a Prefeitura pela iniciativa que aproxima ainda mais a população da administração e da gestão dos recursos públicos. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal da Juventude e instituto Comunitas.

“As 10 mais votadas serão implantadas pelo poder público municipal, sob a coordenação do autor da proposta. Os autores das propostas vencedoras receberão, cada um, mil reais, um símbolo do nosso reconhecimento pela sua participação. Além disso, a Prefeitura de Teresina disponibilizará cinco mil reais para a implementação de cada uma das ideias vencedoras, ou seja, o cidadão não irá apenas propor soluções para os problemas e desafios enfrentados pela cidade, mas participará ativamente da execução dessas soluções”, completa Júlio César Filho.